segunda-feira, 26 de novembro de 2018

GRATIDÃO


O grande segredo para manter o autocontrole é o treino. Quanto mais nos dedicamos a controlar e lapidar nossas emoções, menos propensos a explosões estaremos.
Preste atenção aos sentimentos negativos, pois eles funcionam como grandes estopins.
No post anterior dei a dica da meditação. A prática diária fará com que seu cérebro encontre internamente “um lugar calmo” em meio a tempestade externa.
A 2ª dica que darei hoje é: Seja Grato.
A Psicologia já comprovou seus benefícios. 
Agradeça a tudo que já conquistou, às dificuldades, às pessoas que te cercam, e ao maravilhoso futuro que está construindo.
Ok! Eu sei que agradecer alguns fatos e pessoas que nos prejudicaram pode ser difícil. Mas pense neles como impulsionadores para seu crescimento. Caminhos tranquilos e seguros tornam-se monótonos e propensos a sonecas. Alguns obstáculos e dificuldades tornam a vitória ainda mais saborosa.
A gratidão nos tira da posição passiva com relação à vida, fazendo-nos protagonistas dela. 
Entendo e agradeço a tudo que me acontece, pois sei que fiz o meu melhor naquele momento e o resultado foi proporcional ao meu empenho. 
Agradecer é reconhecer o ser maravilhoso e luminoso que somos.
Eu tenho um diário de bênçãos. Lá anoto, ao final do dia, ao menos 3 coisas, pessoas ou acontecimentos aos quais agradeço imensamente por ter vivido o dia de hoje. Gosto de fazê-lo antes de me deitar, assim adormeço com a sensação gostosa que só a gratidão pode proporcionar. Se alguma pessoa foi importante durante o dia, dedico-lhe uma oração em agradecimento.
A que você é grato hoje?

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

E a sexta-feira mal começou e você se viu inundado de irritação, falta de foco, desejo que o final do dia chegue logo....
Calma, todos nós já passamos por isso nessa semana. A diferença é que nem todos explodiram ou saíram do controle.
O autocontrole é a capacidade que temos de controlar ou redirecionar impulsos e estados de espírito perturbadores.
Pessoas inteligentes emocionalmente, não julgam e tendem a pensar antes de agir. São mais confiantes e íntegros e encontram bem-estar na ambigüidade e estão sempre abertos a mudanças.
Mas o que parece óbvio, torna-se tão difícil na prática. São 6 passos para o autocontrole. Abaixo te dou a primeira dica:
- Faça meditação. Mais que um modismo, a meditação já foi comprovada como importante instrumento no auto conhecimento, visto que melhora a concentração, a memória, a atenção e o desempenho cognitivo. Diminui a ansiedade e o estresse. Fortalecendo assim o sistema imunológico.
Comece hoje!! Busque vídeos de meditação para iniciantes e mãos à obra!

AUTO CONHECIMENTO

Você já teve momentos que sentiu-se dominado pelas emoções? Como se um tsunami de sentimentos tomasse conta de sua vida e não tivesse controle sobre seus pensamentos?
Emoções sufocadas, traumas, ressentimentos, etc. encontrarão uma forma de submergirem para que sejam percebidos.
O auto conhecimento é muitas vezes doloroso, mas sempre necessário.
Aceitarmos nossas falhas e encará-las como pontos a serem melhorados, é tarefa árdua e diária. Por outro lado, reconhecermos nossos méritos e conquistas eleva nossa auto estima.
Quanto mais nos aprofundamos no nosso eu interior, mais nos mantemos no controle de nosso psiquismo. Quanto mais nos conhecemos, mais felizes somos.
Ao se deparar numa situação de tensão, qual sua primeira atitude?
Xinga? Engole? Bate? Chora? Silencia? Impõe sua autoridade?
Qualquer que seja sua escolha acima, nenhuma transformará o problema em solução.
Simplesmente, deixará as pessoas envolvidas tensas e fechadas criando um clima desproporcional ao desenvolvimento de novas idéias. Quando estamos nestes estados não devemos confiar no que sentimos, pois, geralmente, falamos ou fazemos coisas que são inconvenientes ou totalmente erradas.
Mas então o que fazer? Como controlar aquele monstro interior que surge sempre que é provocado?
Siga-me no Instagram ou Facebook e te darei valiosas dicas.